Homenageada Justiça e Cidadania: Aplicativo Fênix Connect colabora com reintegração de egressos do sistema prisional

Dificuldade de acesso à educação e qualificação profissional, desafios na reintegração social e falta de acompanhamento e suporte pós-liberdade. Essas são apenas algumas das dificuldades enfrentadas pelos ex-presidiários e suas famílias quando precisam se reintegrar à sociedade. Para colaborar com esse trabalho, três programadores se uniram ao Instituto Fênix para criar o Fênix Connect, um aplicativo que simplifica o acesso à educação e qualificação profissional.

Em 2024, dez pessoas interessadas foram inseridas no ensino superior, mais de 40 foram qualificadas e 30 foram inseridas mercado de trabalho. Ao todo, cerca de 250 egressos conseguiram encaminhamento para universidade ou para o mercado de trabalho. A prática foi homenageada na Categoria Justiça e Cidadania na 21ª edição do Prêmio Innovare, em 2024.

Veja fotos da prática no Flickr Comunicação Prêmio Innovare

Um dos destaques dessa equipe é a participação de egressos do Sistema Prisional no desenvolvimento e execução do aplicativo, o que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do trabalho. Na equipe estão Cicero Alves de Lima Júnior, formado em administração, com MBAs em Gestão Pública e Liderança e Coaching, Cursando Direito Bacharelado (egresso do sistema prisional); Robson Thiago Duarte da Silva, que atua com Negócios e Marketing; Ian Matheus da Cunha, especialista em FullStack e Anthony Lucas Pereira da Silva, especialista em Front End (egresso do sistema prisional).

O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Advocacia Geral da União, de associações jurídicas e conselhos de justiça do país e tem o apoio do Grupo Globo.

Defesa na Comissão Julgadora

A prática Fênix Connect foi defendida na mesa da Comissão Julgadora pela Juíza ouvidora do Supremo Tribunal Federal, Flávia Martins de Carvalho. Ela destacou as diversas possibilidades de serviços no aplicativo, como a capacitação, oferta de vagas de emprego e apoio psicológico e emocional, tanto para egressos do sistema prisional, adolescentes em conflito com a lei e familiares.

A desembargadora Andréa Pachá destacou o fato de o aplicativo ter sido criado por um egresso, reafirmando que os serviços são realmente importantes para aqueles que buscam uma recolocação no mercado de trabalho.

“É um portal com tudo que um egresso precisa para se capacitar e recolocar no mercado de trabalho. É superinteressante e inovador.”

Como funciona o aplicativo Fênix Connect?

A ideia nasceu a partir da identificação de uma lacuna na prestação de serviços para egressos do sistema prisional e seus familiares. A proposta era a de criar uma plataforma intuitiva e funcional, capaz de atender às necessidades específicas dos usuários-alvo, ao mesmo tempo em que garantiam a segurança e confidencialidade das informações, através de um banco de dados seguro.

O projeto foi desenvolvido por uma equipe de três programadores e implantado pelo Instituto Fênix, uma organização comprometida com a transformação social por meio da educação e da capacitação profissional.

A aplicação simplifica e agiliza o cadastro e acesso de jovens em conflito com a lei, egressos do sistema prisional e familiares em cursos de qualificação profissional inteiramente gratuitos oferecidos por parceiros do Instituto Fênix.

O aplicativo também permite estabelecer um acompanhamento personalizado, reconhecendo as necessidades individuais do sujeito. Oferece o suporte adequado para promover a reintegração social de maneira eficaz, incluindo orientação individualizada, encaminhamento para serviços específicos ou apoio emocional, através de uma equipe psicossocial.

O Fênix Connect não apenas simplifica o acesso à educação e qualificação profissional, mas também oferece um ambiente centralizado, para que os usuários possam encontrar informações sobre oportunidades de emprego, suporte social e outros recursos relevantes para sua reintegração. Essa integração de serviços facilita o processo para os usuários, garantindo que eles consigam acessar todas as ferramentas necessárias em um só lugar.

Saiba mais sobre a prática:

Instagram: @institutofenixpe

 

Matéria extraída do site:

https://www.premioinnovare.com.br/noticias/finalista-justica-e-cidadania:-aplicativo-fenix-connect-colabora-com-reintegracao-de-egressos-do-sistema-prisional/258

Inspire-se também com essas histórias

Rolar para cima